Digamos que você consiga um emprego verdadeiramente fora deste mundo: você está voando para a próxima galáxia para ensinar Terra 101 a uma sala cheia de alienígenas.

Você usaria o formato de texto e leitura? Claro que não! Você é um professor, então você criaria maneiras criativas de trazer a Terra à mente dessas criaturas extraterrestres, construindo experimentos e lições que os deixassem tocar, provar, ver e sentir nossas experiências na Terra. Tanto quanto possível, você gostaria de ajudá-los a entender nossas vidas usando seus sentidos. Normalmente os pais chamam isto de aprendizado prático e os educadores se referem a ele como aprendizado multisensorial.

Quando chegar a hora de ensinar a sua turma alguns novos conceitos “alienígenas”, entrar no mundo 3-D da abordagem multisensorial pode ajudar a chegar em pé.

Uma conexão com o mundo real

Pense na aprendizagem multisensorial como forma de ajudar os alunos a subir de nível. Você usa o movimento e os sentidos e outras experiências do mundo real como forma de elevar os alunos do nível de sua compreensão atual.

Por exemplo, os alunos trabalham em artigos todos os dias: ao descobrir um novo vocabulário em uma página, listando as propriedades da água e lendo uma história. Nós tomamos isso como certo, mas esses artigos vieram de uma conexão do mundo real. Talvez em casa, o aluno tenha um inventário bem organizado de blocos de LEGO e passe várias horas brincando de construir e interagir com o mundo real.

A quem mais podemos ajudar?

Você encontrará muito material sobre como a aprendizagem multissensorial é útil para estudantes que têm problemas de atenção e aprendizagem (como a dislexia), e que normalmente tem dificuldade para processar a informação de maneira tradicional (visual e auditiva).

Mas a aprendizagem multissensorial beneficia todos os alunos da turma. Novos métodos podem desenvolver seus pontos fortes e dar-lhes a oportunidade de trabalhar em suas fraquezas. Se o assunto é desafiador, uma experiência multisensorial faz um excelente trabalho de construção de memória com o conceito que, por sua vez, cria uma conexão significativa com o material.

Uma solução fácil

O planejamento de lições em torno da abordagem multissensorial nem sempre é fácil. Mas se há um conceito difícil que precisa de uma base sólida, uma solução é oferecer uma atividade da Bricks 4 Kidz na sua escola.

Nós fornecemos os planos de aula, os blocos de LEGO e os professores para entrar na sua turma e envolver os alunos no tópico de sua escolha, incluindo leis da física, missões espaciais, programação, robótica e muito mais. Entre em contato conosco ainda hoje e faça da aprendizagem uma experiência divertida e memorável para seus alunos!