Brincar de montar aviões de papel à moda antiga pode ser uma atividade científica perfeita para crianças e praticamente sem custo.

Construir e lançar aviões de papel é uma das atividades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) mais fáceis, sem custo, e divertidas para fazer com seu filho. Tudo que você precisa é de algumas folhas de papel e espaço suficiente para lançar a aeronave no ar.

Experimentar projetos de avião de papel diferentes ajuda as crianças a desenvolver habilidades de engenharia. Cada projeto de avião terá um desempenho diferente e alguns falharão. No final, as crianças vão sair com uma melhor compreensão de como funciona a aerodinâmica … talvez sem perceber!

Como falar com seus filhos sobre a ciência do voo

É fascinante e misterioso para as crianças verem as criações e as máquinas subirem ao céu. Mesmo com variações e técnica de arremesso aperfeiçoada, hélices e pontos de lançamento mais altos, os aviões de papel têm um desempenho diferente dependendo de seu design e da física do movimento.

Primeiro, é importante entender que há quatro forças de voo: empuxo, levantamento, arrasto e peso. Essas quatro forças afetam todos os instrumentos de voo, incluindo jatos, planadores, aviões de papel … até pássaros. Ensine a lição em um avião de papel em casa e a ciência do que mantém o avião no ar fará muito mais sentido.

O Empuxo é a força que coloca o avião em movimento. O empuxo do jato vem do motor. O empuxo de um planador vem de um salto correndo de um penhasco ou colina. O empuxo de um avião de papel vem do lançamento.

O Levantamento é aquela força de ar que mantém o avião no ar. Já colocou a mão pela janela de um carro em alta velocidade? Você pode sentir aquele fluxo do ar subindo em sua mão e antebraço. Isso explica o propósito das asas – o levantamento sobe nas asas e mantém o avião no ar.

Arrasto é a força do ar que está se movendo na direção oposta do objeto voador e diminui a velocidade. Se você já andou de bicicleta em um forte vento contrário, sabe tudo sobre o arrasto.

O peso é a força da gravidade, que está sempre puxando o avião de volta à Terra.

Em outras palavras, há duas coisas que fazem o avião ir e voar – empurrar e levantar. E duas coisas que fazem o avião desacelerar e cair – arrasto e peso.

O desafio é fazer o avião de papel “ir e voar” por mais tempo e na medida do possível, antes do “lento e queda” ultrapassá-lo.

Se você quiser saber um pouco mais sobre aviões e forças de movimento, o site do Smithsonian National Air and Space Museum tem vários vídeos e páginas interativas.

Construindo um Avião de Papel

Começar a montar um desafio de avião de papel é tão simples como ir até este site e imprimir alguns modelos e instruções. Há vários modelos para você escolher mas os dois melhores são o Clássico Dart e o Condor. Ambos são simples e adequados para iniciantes, além de voarem muito bem. Assim que suas habilidades de dobrar e montar evoluírem, teste alguns dos modelos avançados, incluindo o helicóptero!

A propósito, você pode até mesmo construir uma réplica do modelo que ficou mais tempo no ar pelo Guinness Livro dos Recordes Mundiais!

Lançando os experimentos

Uma vez que os aviões estiverem montados, peça às crianças para prever qual avião voará mais longe e mais rápido e ver se elas podem explicar o porquê. O que há no design que ajudaria esse avião a ir rápido ou voar longe?

Então, lance os aviões e anote suas observações. Se quiser, você pode experimentar algumas dessas variações:

* Faça aviões usando diferentes tipos de papel. Um avião de papel de jornal voa de maneira diferente de um feito de papel de escritório?

* Experimente diferentes tamanhos de aviões. Os aviões menores voam mais longe ou mais rápido que os grandes?

* Experimente adicionando peso. O que acontece quando você prende moedas ou anexa clipes de papel em cada asa? O que acontece se você adicionar peso à frente do avião? E sobre a parte traseira?

* Tente quaisquer variações divertidas que vierem à mente. O que acontece quando você adiciona, digamos, um barbante ao final do avião?

* Depois, leia tudo sobre isso! Dirija-se à sua biblioteca local e confira alguns livros sobre aviões e aviadores famosos, como Santos Dumont e Amelia Earhart.

Lembre-se, qualquer um que tenha sido um criador tem histórias para contar sobre o fracasso. Provavelmente, serão necessárias repetidas tentativas antes que eles encontrem o modelo que funciona. Certifique-se de elogiá-los não pela distância percorrida, mas pelo esforço e disposição para continuar.